A FORÇA DOS MODELOS MENTAIS
Feche seus olhos e imagine-se sentado à mesa e na sua frente, num prato, encontra-se uma deliciosa lasanha gratinada. Visualize a lasanha: a cor, textura, aroma, temperatura. Em seguida, mentalize que você está comendo a lasanha e desfrutando do seu sabor.
É muito provável, que se você estiver com fome, esta construção mental, estimulará o seu cérebro, que, por sua vez, acionará as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
Formas imaginárias tem o poder de desencadear reações orgânicas iguais àquelas que experimentamos quando imersos em uma situação real. Por isso, elas vêm sendo estudadas pelos neurocientistas, na tentativa de descobrir suas implicações e aplicações.
Uma experiência feita por estes pesquisadores, utilizando de aparelhos de ressonância magnética funcional (fMTI), acompanharam o que acontecia com o cérebro humano a partir da criação de imagens mentais. Descobriu-se que estas imagens mentais tinham o poder de moldar o cérebro, mudando-o pela repetição.
Quando estas formas mentais são construídas voluntariamente, denominamos de modelo mental, arquétipo ou mentalização, e são largamente aplicadas para ajudar na mudança de hábitos e crenças.
Mentalizações são um instrumento muito útil na elaboração de um mindset de crescimento. Ao construirmos um modelo mental do queremos aprender ou mudar em nós, e repetirmos recorrentemente, progressivamente, o cérebro se moldará de maneira a liberar as concentrações certas de hormônios e neurotransmissores, num reajuste hormonal compatível com o novo mindset, facilitando nossa capacidade para realizar mudanças na atitude mental.
Semana que vem tem mais.
#derosemethod #DeRose#deroselifestyle #jorismarengo#jojomarengo #derosefloripa#lifestyle #metododerosefloripa#mindset #relationship # oratória #palestrante #palestra