Nós somos um animal que evoluiu através da imitação. Quando buscamos aceitação, inconscientemente, reproduzimos a expressão corporal, vestimentas, linguagem características de um determinado grupo ou pessoa.
A neurociência revelou que nosso cérebro tem um neurônio especializado em imitação: o charmosíssimo neurônio-espelho, que é ativado quando observamos e consideramos vantajoso repetir o mesmo ato de outra pessoa.
O nosso neurônio-espelho, imita o comportamento de outro como se estivesse ele próprio a realizar essa ação.
Imitar e fundamental, por exemplo, para o aprendizado da linguagem.
Este comportamento acontece o tempo todo e é influenciado pelo meio externo, e principalmente, pelos indivíduos em nosso entorno.
Nosso mindset fixo buscará reforçar laços com pessoas que apoiem as crenças seguras, estabelecidas, confortáveis. Deste modo, é necessário ficarmos atentos para avaliar qual o perfil daqueles com que mais conviemos e o quanto eles nos auxiliam ou sabotam na nossa proposta de modificação de mindset.
Assim, há uma pergunta que precisamos fazer, incessantemente:
– Quem estou imitando?
E responde-la com sinceridade e atitude mental aberta para, progressivamente, mudar de tribo quando nosso grupo de convivência não é um aliado no nosso desenvolvimento pessoal.
#derosemethod #DeRose#deroselifestyle #jorismarengo#jojomarengo #derosefloripa#lifestyle #metododerosefloripa#mindset #relationship # oratória #palestrante #palestra
3D illustration of Interconnected neurons with electrical pulses.