Deus, o diabo e o azar: uma reflexão sobre escolhas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Enquanto os que dizem que fazem, ficam procurando um culpado para os seus problemas, aqueles que fazem, encontram uma solução.  {Joris Marengo}

Tudo levar a crer que na construção do psiquismo humano, a natureza, imperfeita, induziu o Homo sapiens em buscar sempre um culpado para todos os eventos desagradáveis que eivam a nossa vida.

 Seja Deus, o diabo ou o azar, nosso cônjuge, a crise econômica, o governo ou o aquecimento global, alguém é responsável pelas nossas dificuldades. Menos nós!

 Suspeito que no cerne desta distorção esteja o medo da responsabilidade, o receio da perda (pois escolher sempre inclui abrir mão de alguma coisa) e das consequências de nossas ações.

 É mais fácil e confortador encontrar um incriminado por nossas eleições. É um sofrimento insuportável reconhecer-nos como os responsáveis. A sensação de frustação é imensa e precisa ser liberada, projetada para fora. Buscamos o alívio localizando um culpado e descarregando sobre o pobre inocente a nossa decepção.

 Este posicionamento oferece ares de instintividade e pagamos seu preço: ao acusarmos o mundo pelos nossos dissabores, damos ao mesmo mundo poder sobre nossas vidas.

 E o contrário também é verdadeiro: ao assumirmos total responsabilidade sobre atos, palavras e pensamentos, retiramos o poder oferecido e acumulamos potência.

 Optando por uma ou outra visão, colheremos ônus e bônus. Esta é a única certeza. Escolha a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o Jojo

Filósofo nas horas vaga, tem uma curiosidade inata pelo comportamento humano, realizando paralelos muito instigantes entre o ser humano e a evolução das espécies, tema sempre muito presente em todas as suas palestras e cursos, e muito apreciada pelo seu público.

Jojo nas redes

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por slin.digital

Enviar WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?